08/05/2014 - 08h51m

?INOREG-TO se disponibiliza a ajudar no estudo que resultará na implantação do selo eletrônico nos cartórios do Tocantins

Thaise Marques 
We
Selo eletrônico será implantado no Tocantins
Selo eletrônico será implantado no Tocantins

Está previsto a implantação, até o fim deste ano, o Selo Eletrônico de autenticidade dos atos praticados pelas Serventias Extrajudiciais do Tocantins, conforme previsto na Lei 2.828/2014.

Durante reunião na Corregedoria Geral da Justiça nesta segunda-feira, 6, o presidente do Instituto de Estudo e Defesa da Atividade Notarial do Estado do Tocantins (INOREG ? TO), Valdiram Cassimiro, colocou-se à disposição para ajudar nos estudos que viabilizarão a implantação do selo eletrônico nos Cartórios. O pedido para integração na equipe técnica foi formalizado via ofício dirigido ao Desembargador Luiz Gadotti, Corregedor Geral da Justiça.

A equipe técnica da Corregedoria da Justiça realizará algumas visitas técnicas às Corregedorias de outros estados brasileiros, que já operam com este sistema, visando buscar modelos de boas práticas e de diretrizes para implantação desse tecnologia nos cartórios  tocantinenses.

?Sabendo da importância deste sistema, colocamos o INOREG-TO à disposição para contribuirmos nos estudos que vai viabilizar a implantação do Selo Eletrônico. O primeiro lugar que a equipe  visitará é o Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Também coloquei nosso Cartório, em Natividade, à disposição para servir de testes para implantação?, explicou Valdiram.

Ainda, de acordo com o Presidente, o sistema eletrônico, além de reduzir os levados custos dos selos em papel moeda, permitirá mais segurança aos usuários,. ?Eles poderão confirmar, por intermédio da numeração do selo, a autenticidade do ato praticado pelo Cartório. O selo protege os interesses dos usuários e também da Fazenda Pública, quanto ao recolhimento da Taxa de Fiscalização Judiciária, que é paga quando da prática de qualquer ato nos cartórios?, destacou.

Equipe

Na Portaria nº 1110/2014 - CGJUS/TO, de 11 de abril de 2014, foi publicado os nomes dos servidores do Judiciário que compõem a equipe de trabalho encarregada de elaborar o plano de implantação do selo eletrônico. Sendo eles: Afonso Alves da Silva Júnior, William de Morais Gois, Renato da Silva Schaidhauer e Fernando Henrique Lima Soares.

A equipe de trabalho realizará, ainda, pesquisas relacionadas às tecnologias eletrônicas utilizadas por outras Unidades da Federação para certificação de autenticidade dos atos praticados pelos cartórios.

Após a conclusão dos estudos será elaborado o plano de implantação do selo eletrônico de autenticidade dos atos dos cartórios, em substituição ao método de selo físico atualmente utilizado.

Benefícios

Com o Selo Eletrônico permitirá aperfeiçoar a prestação dos serviços dos notários e registradores e amplia a segurança jurídica, pois praticamente elimina os riscos de fraudes comuns no sistema de selos em papel. A iniciativa é um esforço conjunto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), que também conta com o apoio do INOREG-TO.

O selo é usado para a fiscalização dos atos de tabeliães e registradores. O selo eletrônico surge como um instrumento para conferir maior autenticidade e segurança jurídica aos atos.


Entenda mais sobre o selo


O selo eletrônico é um código único, composto de letras, números e código de segurança, podendo ser verificado no site do Tribunal de Justiça. Nele estão os dados do ato que foi praticado e do respectivo Cartório. Cada Estado adota uma sistemática de numeração.

Estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e do Distrito Federal já possuem o selo eletrônico.?

  • Atendimento de Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00
© 2024 - Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins - Todos os direitos reservados.