12/06/2017 - 17h17m

TABELIÃES E REGISTRADORES DELIBERAM SOBRE RUMOS DA CENTRAL ÚNICA DE SERVIÇOS ELETRÔNICOS

Ascom Anoreg  
Ascom Arnoreg/TO
Presidente Valdiram Cassimiro apresenta balanço da Central Única
Presidente Valdiram Cassimiro apresenta balanço da Central Única

Foi realizada em Palmas, na última sexta-feira (12), a 1ª Assembleia Ordinária da Anoreg em 2017 com a presença de associados representando cartórios de vários municípios tocantinenses. Na oportunidade, os tabeliães e registradores presentes puderam debater as alternativas possíveis para a continuidade da Central Única de Serviços Compartilhados, já que desistiu-se da constituição de empresa dos próprios delegatários com vistas a realizar o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas necessárias à implementação dos serviços eletrônicos descritos nos provimentos no Conselho Nacional de Justiça.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da Anoreg/TO, Valdiram Cassimiro, que abriu os trabalhos destacando como se deu a criação da Central e todo o processo de desenvolvimento da estrutura que, atualmente, conta com 100% (cem por cento) dos cartórios tocantinenses interligados e já viabilizou a emissão de mais de 20 mil certidões e de 3,5 mil buscas. Logo a apresentação desses números, passou-se a apresentação de um balanço das receitas e despesas envolvendo a Central Única de Serviços Eletrônicos Compartilhados.

Em seguida o presidente abriu a palavra para os associados manifestarem alternativas para a continuidade do serviço. Pelo menos três propostas foram analisadas: finalizar os serviços da Central; repassar a gestão da Central para o FUNCIVIL ou para outra associação ou central existente em outra unidade da federação. 

“Mostrei como está estruturada a Central e que está funcionando bem para os serviços que já foram implantados, mas que precisa de mais investimentos para cumprir na íntegra o que os provimentos do CNJ determinam para as centrais de todo País. Como a Anoreg não dispõe dos recursos financeiros necessários, o colegiado resolveu que vamos enviar um documento ao FUNCIVIL consultando-lhe sobre a viabilidade de absorver a gestão e desenvolvimento da Central, permitindo assim, que os serviços continuem a ser prestados e possam ser ampliados”, destacou Valdiram Cassimiro. Ao final concluiu: “A assembleia teve uma participação expressiva e ficamos felizes de saber que os associados também querem continuar com a Central Única em funcionamento, sob o comando da categoria, para que possamos modernizar nosso atendimento e criar alternativas que atendam aos anseios da população”.

  • Atendimento de Segunda à Sexta das 09h00 às 18h00
© 2024 - Associação dos Notários e Registradores do Estado do Tocantins - Todos os direitos reservados.