Foi empossado na tarde desta sexta-feira, 7, o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins Ronaldo Eurípedes de Souza. Ele compunha a lista tríplice enviada para o Executivo pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ) nessa quinta-feira, 6.
Ronaldo foi um dos seis indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Tocantins, para disputar a vaga de desembargador, reservada pela lei referente ao chamado Quinto Constitucional - um dispositivo que prevê que um quinto, ou seja, 20%, dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público.Após cerimônia de posse, Ronaldo disse ao CT que combaterá as chamadas ?mazelas? no poder Judiciário Tocantinense: ?Temos que ter sensibilidade às mazelas que os advogados apontam, diariamente, no poder Judiciário. Seguramente, se eu fosse citá-las poderia até estar cometendo um equívoco. Mas, ao serem detectadas, vamos tratar de resolver?, afirmou.Ele também falou da expectativa à frente do novo cargo: ?Vou desenvolver as ações com a mesma naturalidade que pautei a minha vida de advogado?.Para a presidente do TJ, Jacqueline Adorno, a chegada de Ronaldo na Casa dará maior agilidade nos julgamentos e nas questões que envolvam a Justiça do Tocantins: ?Agora temos um quórum mínimo de desembargadores.
A OAB encaminhou excelentes nomes e só facilitou a escolha do desembargador?, afirmou.Nesta sexta, o Conselho de Ética da OAB-TO, encerrou o julgamento das condutas ético-disciplinares de dois procuradores e de sete advogados supostamente envolvidos na Operação Maet. Jaqueline Adorno preferiu não responder os questionamentos feitos pelo CT sobre a Maet.Esta é a primeira vez que a OAB, seccional Tocantins, obtém sucesso na indicação de um nome para ocupar uma cadeira no Tribunal de Justiça.Na semana passada, a OAB elegeu a lista com seis nomes que foi enviada para apreciação do Pleno do TJ. Nessa quinta, o Pleno reduziu a lista para três nomes e a encaminhou ao governador, a quem cabe escolher o ocupante da vaga.De acordo com o presidente da OAB, Ercílio Bezerra, Ronaldo contribuirá para melhorar o Judiciário tocantinense, pois ?tem ciência? das carências no Poder. Entre elas, ele citou a ?morosidade?, construção de um Fórum em Porto Nacional e em Araguaína, provimento de todas as comarcas e a evolução nas intercorrências no processo eletrônico. ?A visão externa de um advogado contribui sobremaneira para ajudar a melhorar ou resolver esses problemas?, ressaltou Ercílio.Sobre o julgamento, no Conselho de Ética, dos supostos envolvidos na Maet, ele afirmou: " Foi uma forma de demonstrar para a sociedade que as infrações foram apreciadas". " Agora esperamos o desenrolar do processo", disse.Lista
Na lista sêxtupla da OAB constavam os seguintes nomes: Ronaldo Eurípedes de Souza, Henrique Pereira dos Santos, Marcelo César Cordeiro, Paulo Roberto da Silva, Josué Pereira de Amorim e Walter Ohofugi Júnior. Na tríplice do TJ, enviada ao governador, restaram - além de Ronaldo Eurípedes de Souza - Marcelo César Cordeiro e Josué Pereira de Amorim.
Fonte: www.portalct.com.br